terça-feira, outubro 14, 2014


Granizo:Cidade de Lages decreta estado de calamidade pública

0

Estrago Granizo Lages
Não foi uma simples chuva de granizo, foi de pedra, e das grandes. O prejuízo foi enorme para muita gente. Telhados, vidraças, para-brisas de carros, a lataria, foram danos de toda a ordem.  Foi ainda possível ver os estragos pela rua, e o lamento de muitas pessoas.
Matéria feita por Agência de Noticias São Joaquim Online.
Granizo - Lages (41)
O trânsito ficou um caos. Todos querendo chegar em casa para avaliar a extensão dos problemas. As lojas de materiais de construção foram invadidas para a compra de coberturas ou qualquer coisa que pudesse evitar a entrada de mais água. A Universidade do Planalto Catarinense, Uniplac, teve sérios danos e suspendeu as aulas até segunda ordem.
Granizo - Lages (23)

Aliás, em praticamente todas as escolas municipais, estaduais e particulares tiveram prejuízos com as pedras de gelo. Problemas na telefonia e nas redes de energia. Enfim, não há ainda como fazer um balanço completo do que se passou em Lages na tarde desta segunda-feira (13).
Granizo - Lages (13)
Os transtornos da chuva de granizo são mesmo inúmeros. Até agora não se tem notícias sobre pessoas feridas. No entanto, todos os pacientes do ambulatório do Pronto Socorro Tito Bianchine foram transferidos para o 10º BEC, para a finalização dos atendimentos.
Granizo - Lages (43)

Por outro lado, a corrida por telhas de amianto e lonas plásticas fez com que o material se esgotasse rapidamente. A informação é de que chegam mais somente na manhã desta terça-feira (14).
Granizo - Lages (4)
Enquanto isso, chove torrencialmente em Lages, agravando ainda mais a situação de famílias e estabelecimentos comerciais danificados pelo granizo.
Cerca de 100 mil pessoas foram atingidas, e o prefeito Elizeu Mattos, no final da tarde, declarou Estado de Calamidade Pública.
Granizo - Lages (28)
O secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Adilson Panek, adianta que aproximadamente cinco mil pessoas passaram pela sede da Defesa Civil, no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, em busca de ajuda e da efetivação do cadastro para solicitação de lonas, telhas, entre outros utensílios necessários para o restabelecimento da ordem nas residências das famílias atingidas após a forte chuva de granizo desta tarde de segunda-feira (13).
Granizo - Lages (10)
O vice-secretário da Defesa Civil municipal, Mushue Hampel, avisa que a partir das 18h desta segunda-feira foi cedida e aberta à população a sessão de saúde do Batalhão de Engenharia de Construção (10º BEC), no Conta Dinheiro, com os serviços do pronto-atendimento Municipal Tito Bianchini. Segundo Hampel, a calamidade já atinge 70% da cidade.
Granizo - Lages (7)
A Defesa Civil segue distribuindo lonas e já reivindicou auxílio à Defesa Civil do Estado, acionada em Florianópolis.
“Telhas e vidros quebraram. Carros ficaram com a lataria amassada, lanternas, faróis e para-brisas quebraram. As pedras de gelo eram muito espessas e a velocidade com que caíram também ajudou a provocar prejuízos assustadores.Granizo - Lages (45)

O Governador Raimundo Colombo de forma emergencial determinou o imediato transporte de lonas para Lages. O material deve chegar por volta das 9 horas da noite. Quem precisa de lona deve se cadastrar junto à Defesa Civil.
Granizo - Lages (2)
Por outro lado, segundo o secretário regional João Alberto Duarte, Raimundo está em Lages para acompanhar de perto os acontecimentos e prestar ajuda o mais rápido possível às famílias atingidas.
Ele, juntamente com a Defesa Civil do Município definem estratégias emergenciais para socorrer os necessitados.Granizo - Lages (22)
As aulas na rede pública municipal de ensino estão suspensas nesta terça-feira (14) devido aos estragados nas escolas e creches.
Os números, neste momento, apontam para aproximadamente 30 escolas danificadas sendo, destas, quatro com o telhado totalmente destruído, segundo a secretária de Educação, Marimilia Coelho. O mesmo foi definido para as Escolas Estaduais.
Granizo - Lages (3)
O governador Raimundo Colombo que já está em Lages, se reúne na manhã desta terça-feira, 14, com o prefeito Elizeu Mattos para conferir os estragos causados por uma tempestade de granizo que atingiu a cidade na tarde desta segunda, 13. Ambos vão avaliar os prejuízos causados no município.
Granizo - Lages (14)
Quem também já está na cidade é o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, verificando os danos e o trabalho emergencial de auxílio à população atingida.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva de granizo destelhou 500 casas em Lages e atingiu também o município de São José do Cerrito. O número de famílias afetadas ainda está em levantamento.

ATUALIZAÇÔES:


Lages - Granizo (2)
lojas ficaram praticamente destruídas em Lages…


Entrega de lonas  (1)
Lonas sendo distribuídas no Terminal Rodoviário em Lages…


Entrega de lonas  (3)
Fila grande em busca de lonas…


Material da Chuva (4)
Vidros de escolas quebrados…


Material da Chuva (5)
Os granizos chegaram a atingir 50mm de diâmetro…


Material da Chuva (6)
Diversas antenas foram danificadas em Lages


Material da Chuva (7)
Drama dos moradores…

Barracão do Zapeline em Lages...
Barracão do Zapeline em Lages…


Prefeito Elizeu Mattos enfrentando a pior crise por um fenômeno natural da história de Lages...
Prefeito Elizeu Mattos enfrentando a pior crise ocasionada por um fenômeno natural da história de Lages…

Granizo em Lages
Dário Berger, Carmen Zanotto, Raimundo Colombo e Gabriel Ribeiro se juntam ao Prefeito de Lages Elizeu Mattos neste momento tão difícil para os Lageanos…

Exército já prepara alojamento em ginásio de esportes para desabrigados em Lages...
Exército já prepara alojamento em ginásio de esportes para desabrigados em Lages…

Por Paulo Chagas
Imagens enviadas de diversas fontes…

0 comentários:

Postar um comentário