terça-feira, março 03, 2015


Força Nacional repassa equipamentos para Policia e Bombeiros do Paraná.

0


O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, entregou nesta segunda-feira (02) equipamentos enviados pela Força Nacional. São 106 coletes balísticos, 16 capacetes, 16 fuzis, 16 pistolas, um kit desencarcerador (ferramenta hidráulica para salvamentos), três serras sabre (utilizadas em resgate e para corte de diversos materiais) e três equipamentos de proteção respiratória que vão reforçar o Corpo de Bombeiros e também as polícias Civil e Militar.

Os equipamentos foram recebidos pelos estados integrantes da Força Nacional de Segurança, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “As polícias Militar e Civil vão dividir a aquisição de coletes, capacetes, fuzis e pistolas, entre os grupos especiais de atuação, como Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), para enfrentamento a crimes de maior periculosidade, como explosões de caixas eletrônicos”, explicou o secretário.

Entre os aparelhos específicos para situações de salvamento e resgate que foram destinados aos Bombeiros, estão equipamentos de proteção respiratória, para serem usados pelos profissionais em casos de vazamento de produtos perigosos e incêndios, além dos desencarceradores, que são ferramentas hidráulicas necessárias para retirada de vítimas em meio a ferragens, por exemplo – servem tanto para expandir uma superfície quanto para corte de materiais.




“São materiais que seguem um padrão nacional de equipamentos de bombeiros. Servem às atividades de resgate, de salvamento e à proteção respiratória, que viabilizam a permanência e a entrada dos bombeiros em locais em que a condição atmosférica não seja favorável”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Junior. De acordo com ele, as ferramentas e aparelhos de proteção serão destinados para as unidades operacionais que tenham mais carência nesse tipo de equipamento.

EFETIVO - A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) existe desde o ano de 2004, tendo sido criada para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões nas quais se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança.

Os policiais da Força Nacional, após treinamento ou atuação, se reintegram às suas respectivas funções, em seus estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros das corporações.

Fonte: AEN




0 comentários:

Postar um comentário