terça-feira, março 17, 2015


Trânsito:Binário da Anita e Júlia Lopes começa a funcionar nesta terça-feira

0

Nesta terça-feira, o trânsito em Ponta Grossa passará por uma grande mudança, que visa a mobilidade urbana e acompanha o crescimento da cidade. A partir das 8h, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) coloca em funcionamento o binário formado pela avenida Anita Garibaldi e a rua Júlia Lopes. A nova intervenção da AMTT trará maior fluidez ao trânsito, além de estruturar melhor o sistema viário naquela região importante da cidade.

A Anita Garibaldi passa a ser mão única, sentido centro-bairro, da avenida João Manoel dos Santos Ribas até a confluência da avenida Balduíno Taques com a rua Antônio Vieira. Já a Júlia Lopes terá mão única sentido bairro-centro, da rua Francisco Camerino até a avenida João Manoel dos Santos Ribas. Na Júlia Lopes, a partir do binário, fica proibido, ainda, o estacionamento do lado direito da pista. Para melhorar o tráfego na Júlia Lopes, a rua contará com novos semáforos em três cruzamentos: com a Visconde de Sinimbu, com a Ernesto Vilela e com a João Manuel dos Santos Ribas.


De acordo com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, para a aplicação destas mudanças, foram feitos estudos técnicos, levando-se em consideração a contagem de veículos que passam no local, que mostraram a viabilidade do projeto. “Vínhamos estudando a melhor forma de melhorar o trânsito naquela região e o binário se mostrou a melhor solução para fluir melhor o tráfego, que hoje é intenso, principalmente no cruzamento da Anita Garibaldi com a Ernesto Vilela”, diz Kalinoski.


Com a mudança, os semáforos do cruzamento da Anita Garibaldi com a Ernesto Vilela, explica Kalinoski, passam a ser em dois tempos. Hoje, estes aparelhos funcionam em três tempos, o que contribui para o engarrafamento da avenida. A partir da implantação do binário ficam proibidas as conversões à esquerda da Ernesto Vilela, no sentido bairro-centro, para a Anita Garibaldi; e da Ernesto Vilela, sentido centro-bairro, para a Júlia Lopes. Para o acesso a Anita Garibaldi e para a Júlia Lopes, nestas condições, os motoristas terão que fazer o looping de quadra. Segundo Kalinoski, a eliminação destas conversões conflitantes à esquerda flui melhor o trânsito e garante mais segurança também ao pedestre.


Fonte: PMPG
Imagem: Eduardo Kalinoski


0 comentários:

Postar um comentário